A construção de um território verdadeiramente inovador passa pela escuta das necessidades e desejos daqueles que vivenciam seus espaços.

No dia 28 de novembro de 2023, um público de cerca de cinquenta pessoas se reuniu para pensar coletivamente o futuro do Distrito de Inovação de Blumenau (DIB). Ocorrida nas dependências do Centro de Inovação de Blumenau, a Oficina Participativa do DIB teve sua agenda estruturada para alternar sessões informativas e sessões de trabalho em grupo. Os principais objetivos da oficina eram mapear ativos e problemas urbanos presentes na região de análise – que cobre quase a totalidade do bairro Itoupava Seca – e propor soluções para questões de interesse comum à população do DIB.
A Urban IxD esteve no encargo de todo o processo de escuta comunitária realizado para a construção do Masterplan do DIB. Uma metodologia nova foi especialmente desenhada para garantir que as vozes dos diferentes atores fossem ouvidas e incorporadas ao planejamento do distrito.
Duração: setembro a dezembro de 2023.
Equipe Urban IxD: Laryssa Tarachucky (desenho e coordenação geral do processo), Cristiane Karina da Fonseca, Paulo Henrique Wolf e Marco Antonio Murara.
Atividades realizadas:
Planejamento e estruturação, contemplando a definição do conceito e formato da atividade, a delimitação dos objetivos e o mapeamento de atores e recursos.
Delineamento temático, com seleção dos tópicos prioritários para discussão e construção a partir de escuta comunitária.
Estudo e desenho de ferramenta, compreendendo todo o desenvolvimento das dinâmicas de participação adequadas para o tempo disponível e resultado desejado.
Treinamento e orquestração da equipe de facilitadores, incluindo a entrega de um Guia de Facilitação específico para as necessidades da atividade.
Desenvolvimento e condução do plano de engajamento comunitário, como o estabelecimento de parcerias com diferentes instituições locais.
Desenvolvimento e condução do plano de comunicação, incluindo desenvolvimento de identidade visual, definição de tom de voz e de estratégias para o alcance do público desejado.
Aplicação de oficina comunitária realizada in loco, regida por protocolo específico ao contexto.
Sistematização e análise de dados coletados, contemplando também a redação de relatório técnico para composição do caderno de soluções.
Cliente direto: secretarias de planejamento urbano [SEPLAN] e de desenvolvimento econômico,
inovação e empreendedorismo [SEDEC].
Cliente final: Prefeitura Municipal de Blumenau.
Links externos: Instagram DIB