No final de 2024, a Urban IxD foi contemplada pelo Edital de Apoio à Inovação Social da FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Esse edital tem como objetivo fomentar iniciativas que combinem inovação tecnológica e impacto social, contribuindo para o avanço de soluções criativas e participativas em benefício das comunidades catarinenses e, potencialmente, de outras regiões.
Com o apoio da FAPESC, a Urban IxD deu início ao desenvolvimento de uma plataforma digital de apoio à orquestração de processos participativos de design de tecnologias comunitárias. Essa plataforma busca responder a um desafio que enfrentamos em nossas práticas cotidianas de inovação cidadã: como criar ferramentas que permitam que processos participativos sejam mais acessíveis, estruturados, documentados e replicáveis? Como facilitar o trabalho de orquestração desses processos por mediadores, facilitadores, gestores públicos, coletivos e cidadãos interessados?
A proposta é transpor, para o ambiente digital, o modelo de processos participativos que temos aplicado ao longo dos quatro anos de atuação de nossa empresa, adaptando metodologias já testadas em experiências presenciais e presenciais híbridas para uma lógica digital, sequencial, amigável ao usuário e – o mais importante – aberta.
Ao longo dos primeiros meses de 2025, estivemos concentrados na fase de investigação, coleta de requisitos e desenvolvimento técnico inicial da plataforma. Foi uma etapa de muito trabalho interno, desenho de fluxos, escuta de especialistas e articulação com parceiros – e ainda teremos muito trabalho pelo próximo ano.
Acreditamos que a inovação cidadã precisa ser aberta, transparente e construída coletivamente. Por isso, convidamos você, que acompanha o trabalho da Urban IxD ou que se interessa por processos participativos, inovação social, cidadania ativa e tecnologias comunitárias, a seguir conosco nesta jornada. Se você tem uma experiência, uma prática ou um desafio relacionado à participação cidadã, ao uso de tecnologias em processos colaborativos ou ao fortalecimento de comunidades, queremos ouvir você.
Nossa proposta é que, ao longo dos próximos meses, possamos não apenas apresentar a plataforma que estamos desenvolvendo, mas também abrir espaços de diálogo, validação e escuta ativa, integrando contribuições de pessoas e organizações que, assim como nós, acreditam que a tecnologia deve estar a serviço das pessoas, dos territórios e da democracia.
Ao compartilhar o processo de construção desta ferramenta, esperamos criar pontes com diferentes iniciativas, aprender com experiências já existentes e preparar o terreno para que, quando a plataforma estiver pronta para testes abertos, ela reflita não apenas o nosso olhar técnico, mas as múltiplas perspectivas de quem atua diariamente em processos participativos e de inovação social.
Vamos juntas e juntos?
Acompanhe nossos próximos passos pelo nosso site e redes sociais.
