As Desconferências Urbanas são uma série de atividades desenvolvidas pela Urban IxD para o programa de atividades do LabIC Novale com a intenção de ampliar e aprofundar o debate sobre a vida urbana.

O formato escolhido para essas atividades, cujo nome vem do inglês “unconference”, é característico de comunidades criativas e reflete uma organização menos formal, voltada a estimular o intercâmbio de ideias, a conversa, o aprendizado e o encontro entre pessoas interessadas em um assunto em comum.
A partir deste conceito, a Urban IxD planejou as Desconferências Urbanas enquanto práticas coletivas voltadas a trabalhar em uma variedade de tecidos sociais, culturais e espaciais e a beber das noções de diversidade, interdependência e corresponsabilidade, de dinâmicas colaborativas e de estruturas não hierárquicas para provocar reflexões críticas e estimular que novas ideias floresçam tanto no nível local quanto global.
Nas Desconferências Urbanas, refletir criticamente sobre nosso papel na construção das cidades é um aspecto fundamental.
Duração Ano 1: fevereiro de 2022 a agosto de 2022.
Duração Ano 2: janeiro de 2024 a julho de 2024.
Equipe Urban IxD: Laryssa Tarachucky (Anos 1 e 2) e Cristiane Karina da Fonseca (Ano 1).
Atividades realizadas:
Planejamento e estruturação, contemplando a definição do conceito e formato, a delimitação dos objetivos e a seleção de parcerias e recursos.
Delineamento temático, com seleção dos tópicos prioritários para discussão a partir de escuta comunitária.
Estudo e definição de metodologias para encontros presenciais e remotos, com desenvolvimento dinâmicas participativas e criação de ferramentas adaptáveis para cada ciclo.
Execução de 9 ciclos temáticos, sendo eles: comida e cidade; as histórias que as cidades contam; lixo e cidade; cidades inteligentes?; as cidades através as lentes de gênero; vamos falar sobre reparo?; os espaços das sobras; e cidades para a infância.
Desenvolvimento e condução do plano de engajamento comunitário, incluindo o estabelecimento de parcerias com diferentes intituições locais, nacionais e internacionais para suporte ao programa.
Desenvolvimento e condução do plano de comunicação, incluindo desenvolvimento de identidade visual e posicionamento de marca.
Cliente direto: Associação do Centro de Inovação Jaraguá do Sul.
Cliente final: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul.
Links externos: Instagram LabIC Novale